Intervenção política

sexta-feira, março 11, 2005

Os Têxteis. E o Calçado?

"É uma questão de semanas", disse hoje a porta-voz comunitária responsável pelas questões comerciais, em Bruxelas.
Segundo Claude Veron-Reville, o Executivo comunitário ainda não dispõe de dados consolidados sobre o aumento das importações de têxteis chineses na Europa em Janeiro e Fevereiro.
Reino Unido, Irlanda, Finlândia e Lituânia ainda não enviaram os números que Bruxelas necessita para fazer a avaliação sobre a gravidade da situação.
Por outro lado, a porta-voz afirmou que nenhum Estado membro dos 25 fez ainda qualquer pedido formal para o levantamento de medidas de salvaguarda.
"Estamos actualmente em contacto com as autoridades chinesas e temos previstos encontros com as autoridades diplomáticas no início da próxima semana em Pequim", disse Claude Veron-Reville.
Por outro lado, o comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson, recebeu representantes da indústria têxtil europeia que lhe transmitiram as suas preocupações.
"Estou a vigiar de perto as estatísticas e estou em contacto directo e activo com as autoridades chinesas. Tomarei as medidas apropriadas no momento apropriado", disse o comissário numa declaração escrita distribuída hoje, em Bruxelas.
A porta-voz Claude Veron-Reville alertou contra a utilização dos números de importações de têxteis chineses que estão a circular, nomeadamente aqueles que dão conta de "licenças de exportação" pedidas e não de transacções realizadas.
As directrizes que vão ser publicadas irão estabelecer os "níveis de alerta" a partir do qual a Comissão Europeia ou um Estado membro pode pedir a utilização de medidas de salvaguarda para limitar as importações de têxteis.
A associação da indústria têxtil europeia, a Euratex, anunciou ontem que as exportações de produtos têxteis chineses para a Europa aumentaram 46,5 por cento, segundo dados do Governo de Pequim.
O comércio mundial de têxteis foi liberalizado em 1 de Janeiro depois de um período de transição de 15 anos negociado no âmbito da Organização Mundial do Comércio.
Muito bem, embora muito mal pela morosidade do Processo.
E no que respeita ao Calçado? Nada se faz? Onde estão as medidas de salvaguarda para limitar as importações de calçado da China, Paquistão , e outros.

Etiquetas: