Intervenção política

domingo, junho 19, 2005

Produtos poluentes perigosos e altamente tóxicos lançados para as linhas de água sem qualquer tratamento prévio.

Os problemas ambientais colocados pela falta de regulamentação das indústrias têxtil e de curtumes da China foram o tema da intervenção da Deputada Edite Estrela na última reunião da Comissão de Ambiente do PE. Perante o Comissário responsável por esta área, Stavros Dimas, Edite Estrela lembrou que "grande parte dos fabricantes chineses utilizam produtos poluentes perigosos e altamente tóxicos, que são lançados para as linhas de água sem qualquer tratamento prévio, pondo assim em perigo o ambiente com consequências imprevisíveis para o futuro". A eurodeputada deu igualmente o exemplo de peças de vestuário para crianças e mulheres grávidas que são comercializadas nos Estados-Membros, contendo substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde. "O que pode e pensa a Comissão fazer no sentido de contribuir para o fim deste tipo de situações?", perguntou Edite Estrela, insistindo no facto de "estes problemas ambientais não se circunscreverem às fronteiras de um país, nem se quer da União Europeia". Na opinião da eurodeputada socialista, a Europa poderia, pelo menos através da nova Directiva REACH (relativa aos produtos químicos), "aplicar aos produtos importados os mesmos critérios de exigência previstos para os produtos europeus, em defesa dos consumidores e também dos industriais da União, sujeitos a todo o tipo de concorrência sem regras". No final do debate realizado no PE, o Comissário Dimas declarou concordar com as preocupações e com as principais sugestões apresentadas por Edite Estrela.
Será que desta vez os Políticos eleitos para altos cargos entenderam ou teremos que lhes fazer um desenho?

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Sérgio Martins said...

Não é só aí que se verificam esses problemas. Nós por cá também temos. É só verificar o aterro sanitário de Sendim e as escorras daí provenientes para constatar o óbvio. O nível de poluíção das águas é enorme.

12:41 da tarde

 
Blogger Luiz Simões said...

A sua informação é preciosa, contudo o Post pretendia atingir os Senhores que assinam acordos como este dos têxteis em Bruxelas, os quais não têm preparação para cargos de chefia em Portugal, quanto mais em Bruxelas.
Mas na Assembeleia da República o procedimento é igual.

3:07 da tarde

 
Blogger Joao Morais said...

Parabens pelo excelente blog,
um abraço

João Morais, JS Paranhos

12:26 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home